Ensino
Materiais
Minicurso “Escrita científica”, ministrado em 29/10/2021 durante o “2º Workshop de Biologia Remota: Desafios para o profissional Biólogo”, realizado pela ABIO/NM e Unimontes.
Minicurso “Desenho experimental”, ministrado em 06/12/2021 em parceria com o grupo Insectum (Entomologia/UFV) e “Escola do vira lata”.
Aulas sobre método científico ministradas para a disciplina Ecologia Básica (BIO 131) da Universidade Federal de Viçosa.
Formulário de Hipóteses – material utilizado em disciplinas e no laboratório para o desenvolvimento de projetos científicos em Ecologia.
Exemplo de formulário de hipóteses preenchido.
Disciplinas da Graduação
Ecologia Básica (BIO 131)
Esta disciplina é oferecida anualmente para diversos cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Ementa: O que é ecologia e o que não é ecologia?. Ecologia e evolução. Condições e recursos. Ecologia de populações. Histórias de vida. Interação entre populações. Regulação populacional. Ecologia de comunidades. Teias alimentares e estabilidade. Ecologia de ecossistemas. Padrões de riqueza de espécies. Alterações antrópicas.
Ecologia Básica (BIO 134)
Esta disciplina é oferecida anualmente no segundo semestre para estudantes de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de explicar, discutir e aplicar (i) o que é ciência, (ii) o que não é ciência, (iii) como a ciência é praticada na ecologia, (iv) métodos de aquisição de conhecimento científico, (v) aspectos conceituais, metodológicos e etapas necessárias para o desenvolvimento de pesquisas em Ecologia, (vi) ética na pesquisa ecológica, (vii) fundamentos de ecologia de organismos, (viii) fundamentos de ecologia de populações e (ix) fundamentos de comunidades e ecossistemas.
Biodiversidade (BIO 331)
Esta disciplina é oferecida anualmente no segundo semestre para estudantes de Ciências Biológicas e Bioquímica na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Ao final desta disciplina, os estudantes deverão ser capazes de: Conceituar biodiversidade, sob os variados pontos de vista do termo. Descrever os principais padrões e respectivos mecanismos que moldam a biodiversidade, bem como as principais métricas para descrevê-la. Reconhecer a importância dos fatores ecológicos e evolutivos na determinação da biodiversidade, em diferentes escalas espaciais e temporais. Reconhecer como distúrbios impactam a biodiversidade, e a relação desta com o funcionamento dos ecossistemas. Desenvolver um projeto de pesquisa em Biodiversidade.
Ecologia de Campo (BIO 333)
Esta disciplina é oferecida semestralmente para o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Os objetivos dessa disciplinas são proporcional ao estudante experiência em trabalhos de campo, partindo da elaboração de um projeto com a subsequente coleta de dados, sua discussão e finalizando com a produção de um documento científico. Ementa: Projetos dirigidos e individuais em ecologia. A natureza e a lógica da ciência. Qual a sua pergunta? Construção de hipóteses explicativas e da hipótese nula. Como testar hipóteses? Significância estatística e significado biológico. Contexto teórico: discussão dos tópicos relacionados às perguntas dos alunos. Metodologia ecológica. Análise de dados ecológicos. Formas de redação e apresentação científicas.
Práticas em Ecologia (BIO 336)
Esta disciplina é oferecida semestralmente para estudantes de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Os objetivos desta disciplina são: i) familiarizar o estudante com o método científico; ii) discutir a implicação ecológica de dados de experimentos científicos; iii) estimular o estudante com a produção científica por meio da realização de aulas práticas investigativas; iv) treinar o estudante para preparar aulas práticas de ecologia.
Disciplinas da Pós-Graduação
Escrita de artigos científicos em Ecologia (BIO 732)
Emeta: O que é um artigo científico e sua estrutura. Ética na publicação de artigos. Importância da leitura. Revisão Bibliográfica e citação. Preparo do manuscrito. Leitura crítica. Qual revista escolher. Como submeter. O processo de revisão por pares. Como estruturar as frases de um artigo. O que evitar e o que é bem-vindo. Princípios da escrita clara e efetiva. Escrita direta: voz ativa e com verbos fortes. Como construir um parágrafo efetivo (organizados e concisos). Uso de recursos variados na escrita. Revisão da escrita. Título e Resumo: equilíbrio e elegância. Introdução: partes essenciais e as partes dispensáveis. Material e métodos: a importância da precisão e do detalhamento. Resultados: escrita simples, direta e precisa. Discussão: argumentações, limitações e implicações do estudo.
Ecologia de Comunidades (BIO 731)
Ementa: Comunidades: definições e propriedades. Padrões e processos espaciais. Padrões e processos temporais. Processos eco-evolutivos em comunidades biológicas. Regulação e estruturação de comunidades. Escalas e Diversidade beta. Estrutura de Metacomunidades. Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas.
Funções e serviços ecossistêmicos no Antropoceno (BIO 792)
Esta disciplina é oferecida em forma de Tópicos Especiais III para estudantes do PPG-Ecologia e cursos correlatos. Ementa: Distúrbios Antrópicos. Impactos de distúrbios sobre a biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos. Métodos experimentais e estatísticos.