
Professor de Ecologia e coordenador do EcoTrop
lucas.paolucci@ufv.br
Tenho muita curiosidade em entender como distúrbios antrópicos impactam as comunidades biológicas, suas interações ecológicas e os seus serviços e funções ecossistêmicos. Também investigo como a biodiversidade pode contribuir para a recuperação de habitats degradados. Meus estudos são conduzidos principalmente em florestas tropicais, utilizando experimentos manipulativos em campo.
Currículo Lattes | Google Acadêmico | Research Gate

Drª em Ecologia
Pós-doc
soaresribeirov@gmail.com
.
Através da minha linha de pesquisa procuro avaliar as mudanças que ocorrem na estrutura de comunidades de invertebrados em florestas antropizadas, e como essas mudanças afetam os serviços ecossistêmicos desempenhados por estes organismos.
Currículo Lattes | Google Acadêmico | Research Gate

Doutorando em Ecologia
eduardotfalcon@gmail.com
Por meio dos meus estudos busco entender qual o papel das interações ecológicas desempenhadas pela fauna para a regeneração de ecossistemas degradados. Especificamente, me interesso por interações animal × planta e qual a contribuição que elas fornecem ao ecossistema.

Doutoranda em Ecologia
jade.guimaraes@ufv.br
Currículo Lattes | Google Acadêmico
Sinto uma felicidade genuína quando estou dentro de uma floresta tropical. No meu doutorado, estudo como as florestas respondem às mudanças climáticas e às alterações provocadas por nós, seres humanos, mapeando a saúde do interior de árvores vivas no sudeste da Amazônia. Minhas principais perguntas nesse contexto são: como cupins e fungos influenciam a resistência e a resiliência das florestas, e como o carbono e o metano fluem nesse processo?

Doutoranda em Entomologia
luisa.dias@ufv.br
Meu interesse é investigar como os distúrbios antrópicos impactam as comunidades de insetos, considerando aspectos como biodiversidade, interações ecológicas e possíveis consequências na estruturação dos ecossistemas.
Currículo Lattes | Research Gate

Doutoranda em Ecologia
larissasfietto@gmail.com
Tenho interesse em entender como as atividades humanas impactam os demais organismos e os seus serviços prestados ao ecossistema. Acredito que entender como as pressões antrópicas impactam a biodiversidade nos ajude a encontrar soluções para mitigar os danos causados por nossas ações e a promover efetivamente a conservação do meio ambiente.
Currículo Lattes | Research Gate

Mestrando em Ecologia
m.abacherli@gmail.com
Quero entender melhor a Ecologia de Comunidades e, atualmente, investigo a influência de mudanças no uso da terra na Mata Atlântica sobre comunidades de formigas subterrâneas e suas funções ecossistêmicas. Gosto das formigas porque, por estarem presentes em praticamente todo o planeta, participam de diversos processos ecológicos e podem nos ajudar a compreender melhor cada ecossistema.

Mestranda em Ecologia
ana.campolina@ufv.br
Por meio dos meus estudos em Ecologia, busco entender os mecanismos que estruturam as comunidades de formigas em florestas amazônicas severamente degradadas pelo fogo.

Mestrando em Entomologia
mateus.olegario@ufv.br
Tenho interesse em investigar como os distúrbios antrópicos afetam as dinâmicas das comunidades de insetos e suas funções ecossistêmicas, buscando contribuir com medidas de mitigação e recuperação de florestas tropicais.

Mestranda em Ecologia
mirella.silva@ufv.br
Currículo Lattes | Research Gate
Tenho interesse em compreender como as ações antrópicas modificam a dinâmica das comunidades biológicas e funções ecossistêmicas, considerando a extensão do bioma Mata Atlântica, em diferentes fitofisionomias. Em minha pesquisa, busco compreender os impactos e consequências do uso da terra para a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas.

Graduando em Ciências Biológicas
lucas.d.machado@ufv.br
Tenho grande interesse na ecologia de ecossistemas tropicais e na conservação de sua biodiversidade. Por isso, espero compreender os impactos antrópicos sobre essa biodiversidade e como podemos mitigar seus efeitos.

Graduanda em Ciências Biológicas
nina.macedo@ufv.br
A Ecologia me fascina muito, e tenho grande interesse em pesquisar e compreender como os efeitos antrópicos influenciam os ecossistemas. Estudar a forma como esses ambientes são impactados é primordial para a conservação da biodiversidade, o que desperta minha vontade e curiosidade de atuar nesta área.

Graduanda em Ciências Biológicas,
bolsista IC/FAPEMIG
camila.vidal@ufv.br
Ao longo da graduação tenho me interessado em estudar as relações que entrelaçam a biodiversidade e como a ecologia pode ser uma importante ferramenta para entendê-las melhor. Além disso, gosto muito da área da conservação, educação e a investigação dos impactos da ação humana nos ecossistemas.

Graduanda em Agronomia, bolsista IC/CNPq
lorena.lupo@ufv.br
Gosto muito de observar e estudar as interações ecológicas entre animais, plantas e fungos. Sempre fui muito curiosa no assunto e também preocupada com os impactos antrópicos na ecologia e no equilíbrio dos ecossistemas, o que me instiga mais ainda a colaborar com pesquisas na área, a fim de buscar soluções para a crise ambiental e climática que estamos vivenciando.

Graduando em Ciências Biológicas vinicius.d.rosa@ufv.br
Meu estudo tem foco em populações e comunidades de insetos tropicais. Busco compreender a diversidade dessas espécies e avaliar os impactos dos serviços ecossistêmicos que elas proporcionam, contribuindo para o entendimento das interações ecológicas e sua importância para os ambientes tropicais.

Graduanda em Engenharia Ambiental
larah.ramos@ufv.br
Tenho muito interesse em investigar como as mudanças climáticas transformam as interações ecológicas e, consequentemente, a fauna e os ecossistemas tropicais, buscando compreender os mecanismos que sustentam a vida nesses ambientes.

Graduanda em Engenharia Ambiental
gabriela.fagundes@ufv.br
Tenho especial interesse em entender ecossistemas, sobretudo como as atividades humanas interferem na biodiversidade e nos serviços que os organismos prestam ao ambiente. Dentro disso, temas como reflorestamento e recuperação de áreas degradadas me atraem, pois revelam de que maneira os ambientes retomam suas funções ecológicas ao longo do tempo. Ver como pequenos organismos sustentam processos tão grandes é algo que sempre me encanta e me motiva a continuar estudando o tema.